Papoilas Portuguesas

Papoilas Portuguesas
Lusos - Grupo de individuos com grau de utopia elevado

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Restauração da Independencia



Hoje é dia 1º de Dezembro, dia em que se comemora em Portugal a Restauração da Independência, designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1640, contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal por parte da dinastia filipina.
Não sei se por estar em viagem a caminho do Dubai, o meu espírito patriótico está bastante acentuado, não sei se devido à distancia ou ao calor. Pelo que hoje estou particularmente solidário com as desventuras de D. Sebastião, um rei jovem e aventureiro, que quis conquistar o Norte de África aos mouros. No entanto, na batalha de Alcácer Quibir (1578) no Norte de África, os portugueses foram derrotados e D. Sebastião desapareceu, dando-se inicio a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei, iniciando-se o "domínio filipino". Este domínio só terminou com a revolta de 1640, na qual um grupo de conspiradores da nobreza aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (1640-1656), dando início à quarta Dinastia (Dinastia de Bragança). No entanto, para além deste carácter histórico colectivo, para mim este dia tem outro significado muito especial associado à minha história individual...

2 comentários:

  1. Engraçado...para mim também.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, muito bem muito giro de fato
    Um bom exemplo para um trabalho sobre essa altura

    ResponderEliminar