Papoilas Portuguesas

Papoilas Portuguesas
Lusos - Grupo de individuos com grau de utopia elevado

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pequeno-almoço















Afinal estamos em crise, ou não estamos em crise? A crise é real ou fabricada pelos “mercados”. E afinal a que mercados se referem os economistas? Será o Mercado do Bulhão ou o da Ribeira? De que modo é que a crise já se está a reflectir no dia-a-dia das pessoas? Porque é que estou a fazer estas perguntas todas? É que descobri que para escrever o ponto de interrogação, tenho que carregar simultâneamente nas teclas do ? e do shift , o que provoca uma sensação fantástica!... Mas voltando ao assunto da crise. Eu estranho como é que se estando nós numa crise tão profunda, continuo a ver todos os dias nas pastelarias e cafés, onde vou tomar a minha dose matinal de cafeína, a ver pessoas de todas as idades e estratos sociais (e na maioria das vezes aparentando posses bastante modestas) a pedir lautos pequenos-almoços nesses estabelecimentos. Ele é “Meias de leite escurinhas com um croissant misto”, ele é “Copos de leite quentes com sandes de fiambre e manteiga em pão de mafra”, ele é “abatanados bem escurinhos (seja lá o que isso for) com torradas em pão saloio” ele é “Sumos de laranja naturais com pães de deus com fiambre”. Isto é incrível! Então as pessoas já não tomam o pequeno-almoço em casa? Especialmente com esta crise toda? Acho muito estranho, pois o custo de um pequeno-almoço caseiro, é muito inferior ao mesmo tomado num qualquer estabelecimento comercial. Além disso, o pequeno-almoço caseiro promove o são convívio entre os diversos elementos da família! Quando eu era miúdo, ir tomar o pequeno-almoço ou o lanche a uma pastelaria era um luxo reservado a dias especiais, normalmente quando ia com a minha mãe às compras. Bom! Sinais dos tempos, pelo menos que faça Bom Proveito (é que aos donos dos cafés faz de certeza!...).

Sem comentários:

Enviar um comentário