Papoilas Portuguesas

Papoilas Portuguesas
Lusos - Grupo de individuos com grau de utopia elevado

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Luz ao cimo do tunel














Finalmente, após três meses de pesadelo, iniciou-se hoje de madrugada o resgate dos 33 mineiros retidos a 700 metros de profundidade. Estes mineiros ficaram soterrados quando um muro de sustentação da mina San José colapsou, a 5 de Agosto passado. Os 33 homens foram encontrados com vida 17 dias depois do acidente. Até ontem, os mineiros eram alimentados através de um tubo de ligação, através do qual lhes chegaram alimentos, medicamentos, cartas, presentes dos familiares e até vídeos. O primeiro mineiro a sair foi o chileno Florêncio Àvalos de 31 anos. Foi com indescritível alegria que este homem saiu do “buraco” em que se encontrava à 69 dias. Para chegar à superfície, o mineiro, entrou na "Fénix 2" para uma viagem de 15 minutos, subindo por um túnel escavado durante 33 dias pela perfuradora Scramm T-130, apelidada de "Lebre", pela rapidez com que abriu caminho para o salvamento deste grupo de homens. Antes recebeu um par de óculos escuros para suportar os efeitos nocivos da luz que não via à 3 meses.
O mais jovem mineiro soterrado, Jimmy Sanchez, de 19 anos e natural da Bolívia, foi o quinto mineiro a chegar à superfície. À chegada foi fortemente abraçado pelo seu pai, Juan Sánchez que afirmou “A 5 de Agosto perdi um filho, mas hoje estou a receber um homem".
Esta história de enorme coragem destes homens, é um exemplo para nós Portugueses para sairmos do “buraco” em que nos encontramos. Será que já começámos a escavar o túnel? Alguém me sabe dizer onde é que eu posso arranjar os óculos?

Sem comentários:

Enviar um comentário