Papoilas Portuguesas

Papoilas Portuguesas
Lusos - Grupo de individuos com grau de utopia elevado

sábado, 18 de setembro de 2010

OSGEMEOS no CCB

“Pra quem mora lá, o céu é lá”
CCB, Exposição Temporária, Piso 0, até 19/09/2010




 








Gosto de ir ao CCB. Não sei de devido ao facto de quase sempre passar também pelos pasteis de Belém, ou se por outro qualquer motivo inconsciente. Desta vez fui ao CCB ao Museu Colecção Berardo, ver a excelente exposição dos grafiteiros brasileiros “OSGEMEOS”. Esta exposição é a prova que o verdadeiro graffiti é mesmo arte (mas não aquela poluição visual que se vê nas nossa paredes e comboios). Digo-vos que ia com algum receio de encontrar o Joe Berardo, confesso que não me agradaria ouvi-lo a dizer “Fuck you Pinga”. Apesar desse risco, vale mesmo a pena ir ver a exposição d’OSGEMEOS. Mas atenção, acaba manhã 19 de Setembro.

“Os irmãos brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo (1974, São Paulo) conhecidos como OSGEMEOS, estão envolvidos na criação dum mundo fantástico, cheio de histórias quotidianas em forma de poesia. A pintura feita nas ruas e as criações feitas para obras e instalações em galerias e museus partem da mesma inspiração onírica que existe dentro da mente destes irmãos gémeos, cuja obra é agora apresentada pela primeira vez em Portugal.”
“Desde 1987 que OSGEMEOS, percorrem a mega-cidade de São Paulo. Com os seus graffiti – arte primitiva e intemporal da nossa contemporaneidade – voltam a dar vida às paredes de betão desta mega-cidade mineral, exuberante e dura, de 22 milhões de habitantes, apelando a um imaginário entre o sonho e o sortilégio, a fantasia e a crítica social. Numa primeira análise, a sua arte imediata parece influenciada pelo movimento naïf ou surrealista. As imagens encontram-se desligadas de toda e qualquer compreensão lógica, um enigma em permutação dos pintores com o observador.”


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário