Papoilas Portuguesas

Papoilas Portuguesas
Lusos - Grupo de individuos com grau de utopia elevado

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Perguntas à Troika. O que muda na sua vida com o plano de resgate a Portugal











As medidas estabelecidas pela troika foram muitas e, por isso, a sua compreensão pode não ter sido clara. Em mais um exemplo de excepcional serviço público, aqui no Papoilas, damos-lhe a conhecer melhor o plano que vai permanecer no país nos próximos anos.

Vou pagar mais pela minha casa? Se é proprietário de habitação própria vai pagar mais, mas só se não for deputado, gestor público ou autarca. Pois nestes casos aplica-se um regime especial designado por “boy benefício”…

Vou pagar mais pela saúde? As taxas moderadoras vão ser aumentadas nas urgências e menos nos centros de saúde, e as isenções ao pagamento destas vão ser reduzidas. Mas se conhecer um bom Hospital no Reino Unido poderá conseguir bons preços negociando um bom pacote de viagens.

O que vai acontecer nas escolas? O governo vai ter que cortar nas contratações de professores e de funcionários. A redução vai passar ainda pelas verbas transferidas para o ensino particular e cooperativo que substituem a escola pública. Ao todo em dois anos, a troika exige uma redução de quase 400 milhões de euros com a escola pública. Ou seja o melhor é começar a ensinar o seu filho a ler em casa…

O desemprego vai aumentar? Bom para não sermos muito brutos, vamos utilizar o linguajar politicamente correcto e diremos que “o desemprego vai ter uma tendência para um desenvolvimento galopante crescente e continuo nos próximos tempos”!...

Os salários vão cair? Não são só os salários que vão cair… você também vai cair quando vir a sua folha de ordenado após a aplicação das medidas…

O salário mínimo poderá aumentar? A troika obriga a um compromisso em que até 2014 qualquer aumento do salário mínimo "só poderá ocorrer se justificado pelos desenvolvimentos do enquadramento económico e laboral do país". Ou seja, traduzindo esta linguagem para o comum dos mortais, “nos próximos 50 anos, o salário mínimo não aumenta de certeza!”

O subsídio de desemprego vai ser reduzido? A duração máxima deste subsídio vai ser reduzida de actualmente, um máximo de três anos (dependendo da idade) para 18 meses e o valor máximo do subsídio também será reduzido em quase 200 euros. Por isso se ficar desempregado o melhor é aproveitar para fazer uma dieta radical em casa, tipo greve de fome familar.

E o que muda para os bancos? A troika aumentou as exigências de capital que os bancos devem ter, que aumentam de forma faseada até 10% no final de 2012. Os bancos são assim obrigados a ter mais reservas e ficam ainda sobre um escrutínio mais apertado do Banco de Portugal e BCE. Os bancos vão também ter que cumprir um prazo para reduzir níveis de endividamento. Porreiro Pá!

Sem comentários:

Enviar um comentário