Monte da Casteleja 2007 (tinto)
Aqui fica a minha sugestão para o vinho do mês de Fevereiro de 2011. De uma região não muito reconhecida o Algarve. Um tinto produzido em agricultura biológica. Com excelente preço rondando os 9 euros é sem duvida uma óptima escolha.
João Pinga
“Foi em 2000 que Guillaume Leroux, luso-francês, decidiu voltar à terra da sua mãe para produzir um vinho reflexo dum trabalho de viticultor completamente controlado desde a plantação da vinha até à vinificação. Após uma experiência rica no Douro na Taylor’s, na Quinta do Côtto e do Tedo, decidiu plantar vinhas de Bastardo e Alfrocheiro em tintos e Arinto e Perrum em branco. Desde 2008 converteu as vinhas em agricultura biológica.
Este vinho provém de Bastardo (80%) e Alfrocheiro (20%), plantados em solos argilo-calcários e expostas a Sul. O ano 2007 foi um ano com um Inverno e Primavera pouco chuvosos, o que limitou o crescimento vegetativo da planta e por consequência os rendimentos. O verão foi ameno o que levou a uma maturação lenta e suave, preservando a complexidade aromática. Vinho com um nariz frutado e mentolado, toque de acidez volátil, bela textura de taninos com elegância em boca e boa persistência.”
Texto d’Os Goliardos
Sem comentários:
Enviar um comentário