Hoje entrei na excelente loja “Vida Portuguesa” localizada na Rua Anchieta nº 11, loja de produtos tipicamente portugueses, do tempo dos bigodes. Esta loja é das minhas preferidas em Lisboa e vale mesmo a pena passar por lá. Alem disso como está localizada próximo do Chiado, é sempre um bom motivo para ir a esta zona da cidade. Hoje enquanto bisbilhotava as prateleiras testemunhei este fantástico dialogo entre um qualquer cliente e uma das funcionárias da loja.
Cliente: Bom Dia, Queria um maço de Provisórios.
Funcionaria: De quê?
Cliente: Não me ouviu? De cigarros Provisórios
Funcionária: Desculpe, não vendemos tabaco
Cliente: Não vendem tabaco? Mas vendem se sardinhas e lápis, porque é que não vendem tabaco? Já percebi não me querem vender porque sou de Alcobaça e tenho ar de saloio!
“Ar de Saloio” ora aqui está um tema interessante. Como se tem “Ar de saloio”? Segundo o dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora, Saloio é “campónio, rústico, aldeão, pessoa grosseira”. Será então possível reconhecer as origens (do campo ou da cidade) de alguém apenas pelo seu aspecto físico? Bom, nos nossos dias penso que não. A homonegeização do aspecto físico, é uma consequencia da globalização dos nossos dias. Será isso bom ou mau? Não sei, mas penso que terá aspectos bons e aspectos maus, como em tudo na vida!
Já agora alguém me arranja um maço de Provisórios para matar saudades?
Vou lá muitas vezes... gira a loja! 5 andorinhas do Bordalo já voam na minha sala.
ResponderEliminarParabéns pela melhoria do cabeçalho do blog!
Bjs
Obrigado MJG pelo simpatico comentário. Quanto ao cabeçalho, apenas mudei uns utópicos por outros...
ResponderEliminarBjs
Pinga
Parabéns pelo Blog...informação, intervenção, bom humor! Gostei! Tanto! Tanto!...
ResponderEliminarNota: O SLB, na minha opinião´, é que está a mais...mas ninguém é perfeito! (desculpe, estava a brincar).
Muito bom, mesmo...continuarei a passar por aqui...
Esqueci-me de assinar: Lena Silva Pinto
ResponderEliminarLena, obrigado pelo feedback.
ResponderEliminarQuanto ao SLB, parece que este ano está é a menos...
Um grande abraço!