Papoilas Portuguesas

Papoilas Portuguesas
Lusos - Grupo de individuos com grau de utopia elevado

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Há Passos no Jardim?

















Foi após uma reunião de cinco horas em S.Bento, que Passos Coelho e João Jardim chegaram a acordo para o programa de assistência e ajustamento financeiro à Madeira. Parece que ficou decidido um resgate imediato de dois mil milhões de euros com juros fixados nos 3,5%, mas ao que consta também ficou acordado que o Governo Regional da Madeira irá negociar receitas das privatizações das empresas com actividade na região, como a TAP, CTT e ANA. Desta correlação de forças, esgrimida na comunicação social nas ultimas semanas, onde o sempre equilibrado Jardim chegou a afirmar que as equipas desportivas da madeira foram “apelidadas de xulos” e que o “Continente andou séculos a roubar a Madeira”, o que ficou afinal foi um acordozito onde ainda estamos longe de saber se foi o Coelho que se instalou no Jardim, se foi a exuberância do Jardim que assustou o Coelho…
Imagem original de CAOAZUL

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CGTP X UGT














Boa Tarde senhores ouvintes!
Estamos em directo daqui do tribunal da concertação social, para a transmissão de mais um encontro entre dois colossos do sindicalismo nacional.
À minha esquerda, pesando 26 anos de luta contra o patronato temos Manuel Carvalho da Silva da CGTP, mais conhecido pelo cognome do “Dinossauro”. Último representante da temível escola soviética de luta e famoso pelo seu mortífero golpe de esquerda.
À minha direita temos João Proença da UGT, lutador mais liberal mas com menos vitórias no terreno.
E então senhores ouvintes… cá vai!
O combate inicia-se com um forte ataque de Proença, que diz ter sido pressionado por sindicalistas (não socialistas) da CGTP para assinar o acordo de concertação social com o governo.
Ui!... Ataque certeiro no estômago de Carvalho da Silva, que cambaleia, mas no entanto não vai ao tapete… Apesar de bastante combalido, Carvalho da Silva contra-ataca, dizendo que vai por Proença em tribunal.
E aí está!... Golpe duro para Proença, que se recompõe com dificuldade, dizendo que não costuma mentir e que terá rodo o prazer em responder em tribunal.
Fantástica resposta, tácticamente irrepreensivel.
E assim termina o primeiro assalto. É com grande expectativa que aguardamos pelo próximo round. Nós… e todos os outros trabalhadores portugueses!... 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Desemprego

















No dia em que o Governo e os parceiros sociais assinaram O acordo de concertação social. Ficámos a saber que a taxa de desemprego em Portugal subiu novamente e bateu máximos históricos, atingindo os 13,2 por cento. Isso quer dizer a taxa de desemprego está a subir a um ritmo de 0,2 pontos percentuais há três meses consecutivos. Ora segundo as nossas contas, se este ritmo se mantiver, no ano 2043 atingiremos os 100% de desemprego. E isto se o ritmo não aumentar!
Por essa altura esperemos que ainda haja subsídio de desemprego… uma vez que pensões de reforma já não haverá de certeza...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Álvaro dos pastéis





















“Bom Dia Sr Álvaro!”
"Bom Dia!", respondeu o simpático pasteleiro.
“Então como é que saíram hoje os pastéis de nata, quentinhos como sempre?”
“Hoje não há pastéis de nata, todos os que fiz exportei-os. Logo de madrugada mandei 50000 para o Mc Donald’s de Time Square em Nova York”
“Para o Mc Donalds?!... Mas o McDonald’s agora vende pastéis de Nata?”
“Só em Nova York!. Eles criaram o McNata Menu. Na compra de dois pastéis de nata, oferecem uma sardinha assada e um CD da Amália”
“E isso tem saída?” perguntei
"Muita mesmo! Só é superada neste momento pelas vendas da Pizza Hut de Central Park, que está a lançar o menu Pizza Rol Pastel de Bacalhau, em que o menu inclui além da pizza de pastel de bacalhau, um galo de Barcelos autografado pelo Eusébio”
“Incrivel!”
“Isto já para não falar da promoção da Subway do Empire State Building, onde no Menu Little Pig na compra de uma sandes de leitão da Bairrada, oferecem um Zé Povinho em loiça das Caldas”
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acordei sobressaltado e lavado em suor… Tenho que deixar de ver as conferências do Ministro da Economia antes de me deitar!...
 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Maçonaria para Totós...






















Estando na ordem do dia o tema Maçonaria e Maçons, e como sabemos que é um assunto relativamente oculto (ou será secreto?), nós aqui no Papoilas em mais um serviço público, vamos responder a todas as perguntas que você sempre quis saber sobre a Maçonaria. Isto para que fiquem devidamente esclarecidas (e de uma forma inequívoca) todas as dúvidas e interrogações relativas a esta organização.

1. O que é a Maçonaria nos nossos dias?
Nós até sabemos. Mas como a Maçonaria é uma Ordem secreta infelizmente não podemos responder. Pergunte outra…

2. A Maçonaria é uma religião?
Este assunto não pode ser esclarecido devido ao carácter secreto das actividades maçónicas…

3. A Maçonaria é anti-religiosa?
Esta também não podemos responder. Lamentamos

4. A Maçonaria é ateísta ou meramente agnóstica?
A Maçonaria não é ateísta nem agnóstica... é secreta!

5. Porque é que os maçons usam um avental?
Esse é um assunto que permanece secreto.

6. A Maçonaria é uma ideologia ou um "ismo"?
Já explicámos acima que não podemos responder.

7. Então o que é a Maçonaria?
Não vale a pena forçar! Nós já dissemos que não respondemos

8. Qual é a missão da Maçonaria?
A questão da missão da Maçonaria é um tema interessante, mas que não pode aqui ser esclarecida devido ao seu carácter secreto…

9. A Maçonaria convida as pessoas para se filiarem nela?
Se convida é de uma forma secreta, pelo que não podemos esclarecer o assunto...

10. A Maçonaria Universal obedece a uma autoridade máxima?
Esta pergunta é pertinente mas não pode aqui ser respondida...

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Emigrar… para a Holanda

















Seguindo o conselho do governo, a Jerónimo Martins acaba de decidir emigrar para a Holanda. E desconfiamos que muitas outras empresas e personalidade portuguesas tipo Sonae, Americo Amorim, Belmiro de Azevedo, Joe Berardo e outras, lhe irão provavelmente seguir o exemplo. E que países atrairão actualmente o interesse destes novos "emigrantes" portugueses? Países tradicionais de emigração no passado, como França, Luxemburgo, Venezuela, África do Sul e Estados Unidos, tem actualmente tantos ou mais problemas que nós, e não estão para nos aturar. Na verdade, actualmente outras localizações oferecem condições de “trabalho” muito mais interessantes. Locais como as ilhas Caimão, Republica Dominicana, Omã, ilhas Seychelles, Bahamas e Tonga apresentam condições muito mais atractivas, mas só mesmo por um motivo… é que o Clima é muito mais ameno!...

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Underground Museum do Joe

















Já tinha visitado algumas caves de vinhos. Em algumas o vinho provado é melhor que noutras, mas neste caso o vinho é mesmo o menos importante a experienciar nestas caves. Isto porque neste caso nem provei qualquer vinho, mas em contrapartida a visita foi pelo menos espectacular. Na realidade o Aliança Underground Museum em Sangalhos não é uma cave de vinhos (já foi) e nem sequer é um museu tradicional, é mais um “espaço expositivo” que se encontra instalado nas antigas caves da Aliança Vinhos de Portugal.
Com 1.500 metros quadrados de área subterrânea, apresenta actualmente sete exposições de arte (colecção arqueológica, arte etnográfica africana, escultura contemporânea do Zimbabué, colecção de minerais, colecção de Fósseis, cerâmica das Caldas e azulejos), encontrando-se distribuídas ao longo dos túneis das caves, num espaço onde há mais de 70 anos apenas repousavam vinhos, aguardente e espumantes da Aliança-Vinhos de Portugal. O cuidado posto no entanto na adaptação do espaço é verdadeiramente genial e nem se pode criticar alguma heterogeneidade nas colecções expostas. Mas e quem teria tido a ideia e o desplante de fazer tal investimento em arte em Portugal? Seria o estado português? A câmara de Sangalhos? Claro que não! Foi o madeirense. Mas e qual deles? O Cristiano Ronaldo? O Alberto João? Claro que não! Nesta altura, só mesmo o Sr. Comendador Berardo, mais conhecido por Joe.