Papoilas Portuguesas

Papoilas Portuguesas
Lusos - Grupo de individuos com grau de utopia elevado

domingo, 30 de outubro de 2011

Investimentos de risco











A DECO em mais uma das suas actividades beneméritas de nos alertar para os inúmeros perigos do nosso dia-a-dia, avisou recentemente que certificados do tesouro, depósitos a prazo e fundos de investimentos são as melhores aplicações de poupança nos dias que correm. A DECO vai mesmo mais longe e desaconselha investir em certificados de aforro, PPR e seguros de capitalização pelo elevado risco associado. Ora nós aqui na Papoilas desaconselhamos também alguns investimentos que se apresentam como de alto risco. Deste modo, a saber, desaconselhamos o investimento em:

Iogurtes Gregos;
Cervejas Irlandesas;
Fundos de investimento geridos pelo BPP;
Acções da SAD do Belenenses;
Futuros da Lehman Brothers;
Títulos do BPN;
Equipamentos Sanyo;
Viagens na Varig;

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Gasparzinho

































Cada país tem o fantasma que merece. Num país (mal) assombrado pela crise, o nosso Gasparzinho ora aparece ora desaparece com as suas travessuras e diabruras, sob a forma de “medidas de austeridade”. Já sabemos que Gasparzinho é um fantasminha diferente dos outros, além de ser primo direito do secretário-geral do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, (e isso só pró si já é travessura bastante) o nosso simpático fantasminha na verdade tem mesmo super poderes. Já conseguiu fazer desaparecer o nosso subsídio de férias e 13º mês em menos de nada. Há quem diga que na verdade não consegue assustar ninguém, para inconformismo dos três tios malvados que moram com ele. Porém, quem se cruza com ele, na verdade acha que é um fantasma cheio de más intenções. Mas infelizmente, na realidade, esperamos que nos salve dos outros fantasmas bem mais perigosos e da Bruxa Má alemã e que com isso seja no futuro mais reconhecido como herói…

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A cegonha volta a atacar…















Parece que a cegonha que atacou Portugal há alguns anos voltou hoje a atacar. Isto porque várias localidades dos concelhos de Braga, Viana do Castelo e Maia estão sem electricidade. Apesar dos aldrabões da EDP nos tentarem enrolar, dizendo que é devido ao mau tempo, nós não vamos na conversa. Isto porque não acreditamos que um país moderno da Europa e em pleno século XXI fique sem energia apenas porque choveu um pouco mais, ou porque fez um pouco mais de vento. Imagine-se se tivéssemos tornados ou furacões como noutros países menos sortudos que nós. Então aí ia todo o país pelos ares. Claro que não pode ser. Só pode ter sido a famosa cegonha que em 2000 provocou um apagão que deixou a metade sul do país, incluindo Lisboa, sem energia eléctrica durante duas horas.
Bom, vamos torcer para que esta cegonha não trouxesse nenhum bebé no bico (ou será água no bico...).


domingo, 23 de outubro de 2011

MM













Foi verdadeiramente sensibilizados, que recebemos a notícia de que o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou que irá renunciar ao subsídio de alojamento. MM disse que “tomava a decisão por vontade pessoal”, alegando que o direito ao alojamento “está há muito tempo previsto na lei”. Disse ainda “Faço-o por vontade pessoal, porque não quero estar a perder um minuto da minha atenção com uma polémica deste género”. Observou ainda que, “não houve nada que estivesse ocultado”. “Eu vou abdicar de um direito que tenho. Faço-o porque entendo que devo fazê-lo”.
Esta súbita decisão, é claro que não nada a ver com o facto dos jornais terem recentemente noticiado que vários governantes, (entre eles MM), recebiam subsídio de alojamento, apesar de terem casa em Lisboa. Uma contribuição que, legalmente, pode ir até aos 1400 euros. Pois, é que MM na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional apresenta duas moradas, uma em Braga, de onde é natural e por onde foi eleito, e a outra em Algés, nos arredores de Lisboa, onde tem casa própria. Além disso o seu rendimento bruto é de 4.240 euros.
Haja paciência porque lata já há que baste…

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os Goliardos






















É sabido que o vinho é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na realidade o vinho é muito mais que isso, pela sua vertente multi-disciplinar, com uma forte componente cultural. Em Portugal, historicamente o vinho sempre foi uma actividade importante. Nos anos 80 e 90 no entanto, a actividade vinícola em Portugal esteve em perigo. Felizmente nos nossos dias o vinho retomou a sua força com uma dinâmica redobrada. A esse facto não será alheio o facto dos produtores nacionais terem apostado na qualidade e na modernização da sua actividade sem no entanto terem renegado a sua vertente tradicional e genuína. Há no entanto (como em todas as actividades) de tudo. A mim interessa-me essencialmente o “vinho de quinta” ou vinho “com terroir”, pequenas produções honestas com as características próprias do terreno, região e clima onde estão inseridas, e com pouca intervenção dos “enólogos profissionais”. Para degustar este tipo de vinho, nada melhor que o bar “Os Goliardos” localizado em Lisboa na rua da Mãe d'Água nº9, ao pé da Praça de Alegria. Nos Goliardos encontramo-nos “para trocar vinhos e beber ideias”. Com uma excelente selecção do Nadir e da Sílvia encontramos vinho de regiões e estilos muito diversos, seleccionado a partir das suas viagens aventureiras aos produtores.


Os Goliardos
Rua da Mãe d’Água nº9
1250-154 Lisboa
Tel/fax: (+) 351 213462156

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Detesto!
















Quem utiliza o Facebook sabe que está na moda dizer “gosto” ou melhor clickar “gosto”, mesmo que sem grande comprometimento nesse facto. Pois hoje apetece-me fazer “detesto” e por isso aqui revelo alguns dos meus odiozinhos de estimação…

Detesto a cara de pau do Cavaco…
Detesto o arzinho de sonso do Vítor Gaspar…
Detesto a arrogância do Mourinho…
Detesto a boçalidade do João Jardim…
Detesto o penteado da assunção Esteves…
Detesto a boca da Manuela Moura Guedes…
Detesto o bigode do Mário Nogueira…
Detesto a voz da Heloisa Apolónia…
Detesto o sorriso do Paulo Portas…
Detesto o matraquear do Prof. Marcelo…
Detesto a postura do Francisco Louçã…

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Grande Líder…
















Hoje relembramos o Grande Líder no seu discurso de tomada de posse em Março de 2011. Na altura, o Grande Líder disse “Há limites aos sacrifícios que se podem exigir ao comum dos cidadãos” e apelou ainda a “uma grande mobilização da sociedade civil” pedindo aos portugueses que despertem da “letargia que têm vivido”. Demorou algum tempo… mas foi seguido nas suas sábias palavras e este fim-de-semana os “indignados” tomaram de assalto a Assembleia da República! Mas… e o que diz o Grande Líder?!… Deixámos de te ouvir Grande Líder... 


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cérebro de jardim...




















Segundo a conceituada revista Science foram descobertos novos desenvolvimentos no estudo do chamado “cérebro de jardim”. Segundo esta revista, dois investigadores de Câmara de Lobos na Madeira, conseguiram recorrendo a uma técnica inovadora denominada “Gramar o discurso de vitória” detectar alguma actividade intelectual no objecto em estudo.
Deste modo e ao contrario daquilo que se pensava o “cérebro de jardim” consegue em determinadas circunstancias produzir actividade cerebral comparável à das amebas, mas por período de tempo bastante inferior…

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jardim

















Aquilo que já se esperava aconteceu. As eleições na Madeira deram a maioria absoluta de deputados ao PSD de Alberto João Jardim (25), que no entanto obteve menos de 50 por cento da totalidade dos votos. Mesmo com buracos à mistura, esta vitória corresponde à décima vitória consecutiva do PSD na ilha. Pois é, incrivelmente há 35 anos (desde 1976) que o PSD está no poder neste arquipélago. Em homenagem a este “extraordinário” político, aqui deixamos hoje alguns cartoons que lhe foram dedicados nestes tempos mais recentes.

























sábado, 8 de outubro de 2011

Simpsons cut

















Que estávamos em crise já ninguém tinha duvidas. Que a crise económico-financeira tinha atingido inúmeros sectores de actividade como professores, funcionários públicos, comercio, restauração e inúmeros outros, também já se sabia. Que países como a Grécia, Itália, Espanha, França e Estados Unidos, entre outros enfrentam tempos difíceis, também não é novidade. Agora o que é verdadeiramente preocupante é que até os desenhos animados já estão a sentir na pele as dificuldades!!! Pois é, até os simpáticos Simpsons correm o risco de acabar, se os custos de produção da série não baixarem drástica e rapidamente. Ao que consta, nos últimos cinco anos os Simpsons perderam quase 19% de audiência. Os custos de produção, pelo contrário, continuaram a subir, o que faz com que esta série criada por Matt Groening em 1989 deixa-se de ser lucrativa e a 20th Century Fox prepara-se para acabar com as desventuras desta família pouco funcional. Uma das últimas hipótese colocadas pela produtora, passa pela redução dos salários dos actores que dão voz às personagens principais da série – Dan Castellaneta (Homer), Julie Kavner (Marge), Nancy Cartwright (Bart), Yeardley Smith (Lisa), Hank Azaria (Moe, Chefe Wiggum e Apu) e Harry Shearer (Mr. Burns e Ned Flanders). Face á garvidade do problema, nós propomos uma concertação social entre os atores e os bonecos. Senão, esta que já é a 23ª temporada da série, corre mesmo o risco de ser a ultima.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Portugal - The beauty of simplicity | HD Portugal Promotional Tourism Fi...



Numa altura em que Portugal precisa de publicidade positiva no estrangeiro, este excelente filme de promoção turística intitulado “Portugal, the beauty of simplicity”, foi premiado em Varsóvia, Polónia, no Film Art & Tourism Festival. Produzido pela Krypton, foi distinguido na categoria “The best film promoting country, region or city” com o segundo prémio, entre 220 filmes candidatos. O autor da música é Nuno Maló, sendo que esta música está também nomeada para os Jerry Goldsmith Awards 2011 na categoria de "Best Promotion Score".
Parabéns aos autores!

A luta continua!...
















Todos nos lembramos nos anos 80 e 90, dos slogans políticos que o povo gritava como palavras de ordem na luta política de então. Uma das frases mais famosas foi sem dúvida a célebre “A luta continua…” que era na época completada pela designação do personagem que se queria mandar embora. Tivemos desde o “a luta continua… Soares para a rua!” ou o “a luta continua… Cavaco para a rua!” ou ainda (entre outros) o saudoso “a luta continua… Eanes para a rua!”. Hoje em dia, as motivações políticas já não fazem ninguém gritar. Já nem os comunistas berram. De um modo geral, as pessoas agora movem-se por valores ligeiramente diferentes, o que faz com que este slogan hoje, pudesse ser dito por exemplo por:

Concorrente da casa dos segredos para outro concorrente “A luta continua… Filipe para a rua!”;

Sócio do FCP para outro sócio “A luta continua… Vítor Pereira para a rua!”;

Alberto João Jardim em comício de campanha eleitoral “A luta continua… Mais dinheiro para a rua!”;

Aluno do secundário para colegas na sala de aula “A luta continua… O prof para a rua!”;

Senhoria que não recebe uma renda há meses “A luta continua… Caloteiros para a rua!”;

FMI para BCE “A luta continua… A Grécia para a rua!”;

Pai para a família a quem aumentaram o preço da água “A luta continua… Vão tomar banho para a rua!”;

Força! Vamos reactivar estas bonitas palavra de ordem!...

sábado, 1 de outubro de 2011

PEC 325
















No passado recente o antigo governo socialista chamava-lhes PEC, o actual governo gosta de lhes chamar Medidas de Austeridade (MA). Sejam eles PEC’s ou MA’s o que é certo é que já perdemos a conta às vezes que os ministros das finanças vêm aplicar estas medidas e dizer que desta vez “é que é”. O governo socialista acho que chegou até ao PEC 4, mas o actual governo com a quantidade de medidas que já aplicou já deve ter chegado ao PEC325 (ou será MA325?). Bom, para terminar com isto de vez e acabarmos com este tipo de anúncios a conta-gotas, nós aqui no papoilas, sugerimos as seguintes medidas definitivas (e estamos apenas a antecipar aquilo que vai acabar por acontecer…).

Medidas:

1) Aumento do IVA para 100%;

2) Cativação total do 13º mês, subsídio de férias e de 11 dos restantes ordenados mensais;

3) Redução para 0,001% de comparticipação do estado em todas as despesas de saúde;

4) Anulação de todas as reformas abaixo de 1500 euros;

5) Aumento do preço da electricidade para valores indexados ao das barras de ouro;

6) Aumento do preço do pão para valores equivalentes ao do pão-de-ló (com recheio de ovo);

7) Aumento do preço da água para valores indexados ao da água-de-colónia Chanel;

8) Redução do número de professores para um rácio de um docente por escola;

9) Aplicação de uma taxa adicional de IRS de 100%;

10) Venda do palácio de Belém e do palácio de São Bento à embaixada da china.